Quando há apenas 5% de chance de um novo projeto ter sucesso e 10% de chance de sobreviver a curto prazo, a importância da estratégia B2M fica clara.
A B2M são testes realizados através da Metodologia NEUROCODE (Inteligência Estratégica baseada em Ciências Comportamentais) com o objetivo de validar se um produto, demanda e/ou a idéia, é viável para o mercado atual.
O Brain2Market, com o uso das Ciências Comportamentais, pode resolver um problema real e alinhá-lo a um mercado viável, para que as empresas resolvam problemas que podem ser monetizados.
Trata-se de entender o mercado e identificar o problema que você está tentando resolver; Brain2Market não é apenas sobre o produto ou serviço que você está tentando entregar, mas também sobre ter uma solução para um problema.
Se a solução existente para o problema não está funcionando ou você tem uma nova maneira de resolvê-lo, o que é importante para o resultado final, é o PSF.
Fase das idéias, nada testado nem veiculado ainda.
Fase dos testes, momento de validação do conceito macro.
E muito mais…
A primeira etapa de um B2M é comprovar que o conceito macro preenche uma necessidade ou lacuna da Demanda.
A melhor maneira de fazer isso é identificar clientes em potencial e entender seus pontos problemáticos, através do mapeamento da Demanda.
Como o seu negócio ou produto resolve o problema do cliente? O que há no produto que atrairia as pessoas a comprá-lo?
Em sua ânsia de chegar ao mercado, muitas empresas correm pelo processo de POC ou o ignoram completamente. Este é um grande erro. Dedicar tempo e recursos para desenvolver um POC é uma parte importante do processo de desenvolvimento e pode ajudar a evitar que um produto se torne um dos produtos da grande maioria que acaba na lixeira.
O objetivo principal de uma Prova de Conceito é testar se uma ideia pode ser realizada como um produto comercializável e lucrativo. Existe uma necessidade ou lacuna no mercado? Quem é a base de clientes em potencial? É um investimento que vale a pena? A Prova de Conceito responde a essas perguntas e valida a ideia antes de investir dinheiro, mão de obra e tempo.
Todo investidor quer saber que está apostando em um vencedor. No entanto, nenhum investidor sério financiará uma “ideia”. Fornece provas de que o conceito macro é financeiramente sólido e é vital para atrair interesse e financiamento de investidores, gerentes seniores e outros tomadores de decisão.
O investimento em uma Prova de Conceito fornece uma visão clara dos problemas que podem surgir durante a fase de desenvolvimento e comercialização. Evitando deficits comuns em operações iniciais.
A fase de teste pode revelar que o MVP precisa de um grande ajuste para atender às necessidades e expectativas da Demanda final. Resolver esses problemas é muito mais fácil durante o processo de Prova de Conceito do que durante a fase de desenvolvimento ou comercialização, e os custos envolvidos são insignificantes em comparação com os custos de redesenhar um protótipo ou relançar um produto novo e atualizado.
Uma Prova de Conceito oferece oportunidade para um “dry run” teórico, testando os custos, prazos, parâmetros e requisitos de desenvolvimento de produto sem nenhum dos riscos. Desenvolver um produto é extremamente demorado e caro. Uma Prova de Conceito define todo o processo com antecedência, oferecendo muitas oportunidades para a etapa crucial de preparação que ajuda a aumentar as chances de sucesso comercial.
Ao desenvolver sua Prova de Conceito você mergulhará em novas profundidades de seu produto ou ideia. O que pode vir a gerar novas idéias, conceitos macros ou até mesmo causar uma Bissoportunity (troca de oportunidade de negócio) para o seu negócio.
Mas esses aprendizados de pesquisa por si só não são suficientes para sustentar o crescimento no longo prazo. Para obter os melhores resultados, nos certificaremos de integrar todos os seus dados, análises e rastreamento entre canais à medida que as fases de teste começarem.
E como foi citado acima: Quando há apenas 5% de chance de um novo projeto ter sucesso e 10% de chance de sobreviver, a importância da Prova de Conceito B2M fica clara. Não há fim para as “boas ideias” chegando ao mercado todos os dias, e a maioria certamente falhará.
O processo de Prova de Conceito tem tudo a ver com construir um caso e mostrar aos Stakeholders o verdadeiro valor do seu Conceito Macro. Se uma empresa leva a sério a adesão de investidores e a colocação de seu produto no mercado, uma Prova de Conceito não é uma escolha, é uma necessidade.
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